Início das obras depende de liberação ambiental; Maquete eletrônica detalha projeto, totalizando mais de R$ 200 milhões em investimentos e gerando cerca de dois mil empregos
Uberlândia, 31 de outubro de 2024 — A EPR Triângulo anuncia o cronograma para a duplicação de 36 quilômetros da BR-365, com previsão de investimento acima de R$ 200 milhões. O projeto, previsto no contrato de concessão, envolve dois trechos principais: 26,1 km entre Uberlândia e o trevo de Araguari e outros 10 km entre Patrocínio e o trevo de Silvano. A obra, que visa melhorar a segurança e a fluidez do tráfego, será realizada em etapas, com previsão de conclusão total até fevereiro de 2031, conforme os prazos contratuais.
“Isto é o que está previsto em contrato. A intenção da EPR Triângulo, no entanto, é antecipar esta importante entrega, pois temos consciência da relevância desta obra para toda a região. No entanto, eventuais antecipações dependerão, principalmente, do projeto ambiental, previsto para ser aprovado em 2025”, afirma Diogo Santiago, diretor-presidente do Núcleo Minas da EPR.
Além do planejamento detalhado, a EPR Triângulo também produziu uma maquete eletrônica em 3D, que oferece uma visão completa das duas frentes de duplicação. A maquete apresenta cada aspecto do projeto, incluindo acessos estendidos, trevos e pontes que serão construídos. Os locais exatos de cada acesso ou trevo poderão sofrer ajustes ao longo da execução. Segundo Diogo Santiago, “A EPR Triângulo sabe da importância desta obra para as comunidades que utilizam a rodovia, bem como para o desenvolvimento econômico de toda a região. Além de garantir mais segurança e conforto em um trecho sinuoso e com intenso movimento atualmente, essa obra atenderá a um fluxo que deve aumentar substancialmente nos próximos anos”, reforça o diretor-presidente.
O cronograma estabelece a finalização do projeto executivo até julho de 2025 e o licenciamento ambiental até agosto do mesmo ano. Caso o projeto executivo e o licenciamento ambiental sejam aprovados dentro dos prazos planejados, a primeira etapa das obras está prevista para começar em setembro de 2025, com término em fevereiro de 2028. Pelo contrato de concessão, a segunda frente de 10 km, partindo de Patrocínio, está planejada para iniciar em 2030 e terminar até fevereiro de 2031. Como parte do projeto, a nova ponte sobre o Rio Araguari também poderá ter suas obras iniciadas já em 2025, caso os licenciamentos sejam finalizados até agosto do ano que vem.
O diretor executivo da EPR Triângulo, Alejandro Radice, destaca o impacto da duplicação para o desenvolvimento da região: “Este projeto irá gerar mais de dois mil empregos diretos e indiretos, promovendo o desenvolvimento local e beneficiando diretamente as comunidades e negócios da região. Estamos comprometidos com uma execução que traga segurança e qualidade, atendendo a todos os requisitos contratuais e ambientais.”
O investimento na duplicação da BR-365, conforme enfatizado pela maquete eletrônica em 3D, reforça o compromisso da EPR Triângulo com a segurança e a modernização das rodovias sob sua concessão, trazendo transparência e informações detalhadas sobre os benefícios e melhorias planejadas. Não há previsão de instalação de novas praças de pedágio após a duplicação, com o término completo dos 36 quilômetros programado para fevereiro de 2031, conforme estipulado no contrato de concessão.
EPR Triângulo em números
A EPR Triângulo administra 627 km de rodovias no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, incluindo a BR-452, BR-365, MGC-452, MGC-462, LMG-782, LMG-798, LMG-812, MG-190 e MG-427. A concessionária já investiu, neste primeiro ano de operações, mais de R$ 450 milhões entre obras e serviços de assistência ao usuário, como socorro pré-hospitalar e mecânico. Ao longo dos 30 anos de concessão, a EPR Triângulo realizará investimentos de R$ 5,9 bilhões, sendo R$ 1,8 bilhão nos primeiros sete anos.
Sobre a EPR
A EPR é uma plataforma de investimentos em infraestrutura especializada em concessões de rodovias e mobilidade. O grupo consolida a expertise e solidez da Equipav, com mais de 60 anos de experiência no setor, e da Perfin Infra, gestora de fundos de investimentos em infraestrutura, se responsabilizando por um portfólio de R$ 25 bilhões de investimentos contratados. A EPR prioriza a excelência na prestação de serviços, a segurança e o conforto dos usuários das rodovias, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. Hoje, a empresa conta com cinco ativos importantes: EPR Via Mineira, EPR Vias do Café, EPR Triângulo e EPR Sul de Minas, em Minas Gerais, e a EPR Litoral Pioneiro, no Paraná, totalizando 2.351 quilômetros de rodovias sob sua administração.